Gamificação nas empresas

Os consumidores de hoje não querem apenas comprar produtos, eles também querem ter uma experiência. Nesse sentido, o jogo não é mais apenas um jogo, mas uma poderosa estratégia para atrair clientes. Essa nova tendência é chamada de gamificação ou gamificação em português. Neste artigo, conheça 5 empresas que usam gamificação e histórias de sucesso que alcançaram resultados.

O conceito de gamificação na empresa é uma estratégia interativa entre a marca e o público-alvo. Basicamente, esse recurso usa a mecânica do jogo para tornar os produtos ou serviços tradicionais mais atraentes por meio de plataformas de gamificação.

Como exemplo da gamificação da empresa, suponhamos que você seja responsável por um garotinho que odeia escovar os dentes. Sabendo que esse é um fenômeno comum em muitas famílias, as empresas que usam a gamificação lançaram diferentes escovas de dente. O aparelho interage com a criança enquanto ela faz a limpeza. Ele dirá se escovar os dentes está correto. Nós encorajamos seu filho a completar o "teste" no final e pode ganhar pontos participando.

Você está ciente do potencial atraente que esse recurso oferece para sua empresa? Atualmente, no mundo corporativo, esses conceitos de gamificação nas empresas são utilizados em duas situações:

Para aumentar o envolvimento de cliente com a marca

Para aumentar o desempenho de funcionários da empresa

Para algumas organizações, uma solução simples em uma estratégia de gamificação pode ser fornecer recompensas ao adquirir produtos e serviços. Funciona como um programa de fidelidade que incentiva o consumidor a comprar por meio do acúmulo de pontos no cartão. Veja alguns exemplos de gamificação em empresas abaixo.

Conheça 5 empresas que utilizam a gamificação para otimizar o desempenho.

Starbuck

10 qi starbucks

Uma versão bem simples de gamificação é dar troféus, estrelas, pontos a cada ação desempenhada da forma certa.
Foi isso que a Starbucks fez, em seu aplicativo de fidelização para celular. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=lp4FRAkHMbc

Gerdau

gerdaaaaa

A siderúrgica brasileira Grupo Gerdau é uma das empresas que utiliza a gamificação e aderiu a um programa de treinamento para usuários de óculos de realidade virtual. Em outras palavras, o treinamento teórico é substituído por jogos de conhecimento.

Deloitte

Deloitte

A multinacional Deloitte também mudou do treinamento tradicional para a gamificação. Agora, os clientes podem fazer cursos interativos pela Internet. Desde a implantação do novo modelo, o tráfego do site da empresa aumentou 47%.

Microsoft

microsoft koln rheinauartoffice rheinauhafen koln 3603

O uso da gamificação da Microsoft é para colaboradores. O sistema pode ajudar a equipe de teste a encontrar traduções incorretas em centenas de idiomas do software da empresa em milhares de telas. Este vídeo em inglês mostra todas as possibilidades de gamificação da empresa fornecidas pelo software Microsoft Dynamics 365:

https://www.youtube.com/watch?v=oWFIPRhNAkY

Exército dos estados unidos

20200106175806405054o

Os videogames de tiro e combate são os jogos mais populares. Os militares dos EUA viram isso como uma oportunidade de criar um videogame online que pode ser usado como um treinamento ou para atrair recrutas. Confira esta análise do jogo do YouTuber.

https://www.youtube.com/watch?v=LJc3T2XOy9A